Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande recebe última exposição do ano com dois ambientes usando diferentes linguagens artísticas

Sábado (06) o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande recebeu autoridades e convidados para a abertura da última exposição do ano intitulada “Celebração da terra” da artista morrograndense Neusa Milanez.

Durante a cerimônia o curador-responsável do Centro Cultural Pedro Dal Toé, professor Mikael Miziescki, realizou a abertura destacando a honra de ter uma artista da importância e relevância de Neusa, valorizando o patrimônio cultural da comunidade de Rio do Meio. “A artista possui um olhar cuidadoso. Estamos muito felizes de termos a sua primeira mostra individual aqui. Cada produção transita por temáticas incríveis que contam a relação da artista com o seu lugar”, contou.

Nos dois ambientes é possível encontrar todo o material encontrado e produzido pela artista, descrevendo o sítio que residiu na comunidade através da pintura, o desenho, a colagem, apropriações e instalações. “A terra é muito importante para mim. Busquei uma pegada mais contemporânea, sempre voltada ao sítio. Estou muito feliz de ver tudo isso reunido. Hoje consigo entender meu próprio processo”, destacou Neusa.

Segundo a artista, a exposição é um inventário de elementos que constituem a própria identidade e a memória do lugar, tratado como patrimônio cultural. A arquitetura, o trabalho, o tempo, os artefatos, as vivências, cada detalhe é percebido de maneira cuidadosa pela sensibilidade dela.

Neusa é natural da comunidade de Rio do Meio e vem participando de exposições coletivas desde 2012, nas quais se destacam a II, III, e IV Coletiva de Artistas do Sul (2014, 2017 e 2021), a Bienal Internacional de Curitiba- Polo SC (2017) e Jardim-interno/Jardim-caderno (2020).

Ainda como parte da exposição é possível encontrar um mapeamento e catalogamento de plantas, minerais, insetos, solos, imagens, sons e fragmentos de memórias trazidas pelo rio, pelo vento e pela chuva. “Nós valorizamos muito este tipo de projeto. Reconhecemos nossa cultura. Temos vários artistas da terra mostrando os seus talentos. Nos dá um prazer enorme. Muita gente com certeza vai contemplar todo o sentimento aqui exposto”, detalhou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

O Museu da Terra e da Cultura também é um dos principais pontos de arte e difusão do patrimônio cultural do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Nele é possível encontrar os mais diversos tipos de acervo, da geologia a história, que remetem não só a cultura de Morro Grande, como de todos os municípios do consórcio. “Gostaria de parabenizar a administração pelo tanto que valoriza e abraça este espaço, a cultura e turismo. Ao entrar neste ambiente há sentimento, a exposição da Neusa apresenta um carinho por Morro Grande, principalmente à comunidade de Rio do Meio. Para a história do Geoparque e Brasil, isto é um diferencial”, registrou o diretor executivo do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

A exposição estará aberta até o dia 04 de fevereiro de 2024, mediante agendamento no (48) 3420-0332.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP. Siga no instagram @pref.morrogrande e no facebook /prefeituraMG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *