Os estudantes das escolas municipais Prof. Eliziani Citadin Marques e Leonardo Pedro Thomaz participaram de uma atividade sobre prevenção de gravidez na adolescência, no auditório da Ceprag, na última semana. O evento das secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com o Hospital Nossa Senhora de Fátima, deu ênfase às ações educativas focando em adolescentes e jovens.
A equipe da Secretaria de Saúde realizou roda de conversa sobre as Doenças e as Infecções Sexualmente Transmissíveis – DSTs e ISTs, abordando prevenção, sintomas e causas. Foi alertada a importância de manter as vacinas em dia e também sobre os mitos acerca da transmissão de doenças. “A adolescência é um período de vida que merece um olhar mais preocupado e com muita atenção, pois esta passagem entre a infância e a idade adulta pode trazer problemas futuros como uma gravidez precoce. É preciso informação e quebrar tabus para orientar e prevenir”, ressaltou o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Alves.
As médicas ginecologistas Wilma Mendonça e Iane Maria Terezinha Dagostin, palestraram sobre as formas de prevenção com métodos contraceptivos adequados para cada caso. A secretária de Educação, Zeza Daros, elogiou a participação dos estudantes. “Eles mostraram-se interessados, participativos e bem desenvoltos realizando questionamentos para sanar suas dúvidas em relação ao tema que estava sendo discutido. Isso é fundamental para evitar uma gravidez precoce, que pode prejudicar o desenvolvimento social e psicológico do adolescente, quando não há suporte e informações”, concluiu a secretária.