Todos os envolvidos foram presenteados com o livro produzido através das receitas propostas pelas turmas da EMEF Prefeito Dario Crepaldi.

Na manhã desta quarta-feira (06) todos os idealizadores, alunos, professores e familiares envolvidos estiveram presentes para a entrega dos livros confeccionados com as receitas apresentadas no Projeto Habilidades Culinárias.

Durante a apresentação a idealizadora do projeto, a nutricionista Ana Paula Magagnin agradeceu a todos que estavam presentes e se dedicaram. “Nosso objetivo era mostrar a importância do preparo do próprio alimento, sem precisar comprar e resgatar as receitas da vovó. Acredito que memórias foram criadas com esta experiência”.

A técnica pedagógica Marcia Peruchi também foi a idealizadora, acompanhando todo o desenvolvimento e trabalho produzido, desde a proposta, ideia, familiares que mandaram a receitas, as escolhas em sala de aula e os preparos. “Estou muito feliz de poder trabalhar aqui, com pessoas que sempre abraçam nossos projetos e ideias. Reforçamos a importância cultural diante de sermos reconhecidos através do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. O que fizemos aqui é cultura e devemos sempre valorizar”, frisou.

Antes da entrega do material foi explicado em que consistia o projeto e como acrescentou para o ambiente escolar da EMEF Prefeito Dário Crepaldi, em Nova Roma e familiares que puderam deixar memórias através da sugestão e preparo. “A receita que propus foi o pão sovado, que aprendi com a minha avó e sempre faço para o meu filho. Foi uma experiência maravilhosa”, relatou a mãe Maiara de Wesley do 1º ano, que teve a receita selecionada.

Todos puderam levar o livro como presente para casa. “Esta foi uma experiência enriquecedora para toda comunidade escolar. Transformou nossa escola em uma grande cozinha afetiva e recheada de memórias boas. Gostaria de parabenizar a idealizadora do projeto a nutricionista Ana Paula Magagnin, juntamente com a orientadora pedagógica Marcia Peruchi e todos os familiares dos alunos que se empenharam e participaram deste grandioso projeto. Com certeza, ano que vem teremos a 2ª edição deste projeto que rendeu elogios e muito aprendizado”, salientou a diretora Jaqueline.

Saiba mais sobre o Projeto Habilidades Culinárias

Em outubro e novembro, do 1º ao 5º ano, o projeto foi produzido com o objetivo de resgatar receitas que proporcionam memória afetiva, mostrar a importância do alimento preparado em casa, em vez da compra do industrializado, sabor e benefícios deste preparo.

Durante a experiência, os pais encaminharam a receita. Uma foi selecionada por turma. Com isso, os pais seguiram até a escola, conversaram com a classe que o filho (a) estudam, contaram sobre as lembranças da infância e prepararam junto dos alunos as receitas selecionadas.

No 1º ano foi selecionada a receita do pão sovado, enviado por Maiara que é mãe do aluno Wesley; no 2º ano o bolo de milho com goiabada sugerido por Deise mãe da aluna Eliza; no 3º ano a bolachinha da vovó como indicação de Vaniciane que é mãe de Adrielen; no 4º ano a broa de polvilho de Tatiane mãe de Theo; no 5º ano o bolo de cenoura com cobertura de chocolate meio amargo por Roni e Cris, pais do aluno Lorenzo.

Os alunos acompanharam a descrição dos ingredientes, o preparo realizado por cada mentor até colocar ao forno para ser assado. “Foi muito divertido acompanhar como se faz o bolo de cenoura. Não sabia fazer, mas agora quero fazer em casa”, declarou o aluno do 5º ano, José Antônio Fenali.

A alimentação escolar sempre teve um olhar especial em Morro Grande. O setor buscou pessoas comprometidas com o propósito e dá prioridade a agricultura familiar. Orgulho tanto para os pais que sabem que os filhos estão em um ambiente acolhedor, quanto a secretária de Educação, Aline Coral. “Temos alimentos de muita variedade e qualidade. Não é novidade também ter projetos que tratem de alimentação saudável para nossos alunos e desta vez, este foi ainda mais especial, pois este projeto valoriza as receitas de família, resgatando memórias afetivas, laços entre as pessoas e importância de preparar nossos próprios alimentos. Em dias que, tantos compram comida pronta e só desembalam para consumir, mostrar as crianças o quanto pode ser prazeroso, e principalmente, saudável, preparar a comida, é incrível. Parabenizo todos os profissionais envolvidos neste projeto”.

Giorgia Daniel – SC 3523 JP. Siga no instagram @pref.morrogrande e no facebook /prefeituraMG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *