O Inmet alerta para o risco de inundações, deslizamentos de terra e outros transtornos causados pelas chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta urgente para a iminência de fortes chuvas no leste da Região Sul e em parte do leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias. A previsão é que as chuvas sejam intensas, com acumulados de até 125 milímetros (mm) em 24 horas no litoral e leste de São Paulo.
Em áreas da faixa litorânea e da encosta da Serra do Mar, especialmente entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral de São Paulo, os volumes podem superar os 100 mm em 24 horas, podendo atingir impressionantes 250 mm ou 300 mm até a manhã de domingo (28). O Inmet alerta para o risco de inundações, deslizamentos de terra e outros transtornos causados pelas chuvas.
ZCAS provoca chuvas volumosas em diversas regiões do Brasil
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provoca chuvas volumosas em diversas regiões do Brasil nos próximos dias. Áreas da faixa norte de Mato Grosso, sul do Pará, Goiás e centro-sul da Bahia e do Tocantins podem ser afetadas. Os volumes expressivos também podem atingir o norte do Espírito Santo e as regiões norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri de Minas Gerais.
A ZCAS é um sistema meteorológico formado pela convergência de umidade do oceano com ar quente e úmido do continente. Além da ZCAS, a combinação entre calor e umidade, potencializada pela atuação de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera, também vai manter as condições para chuvas na região Centro-Oeste e Sudeste.
A população das áreas afetadas deve ficar atenta às atualizações da previsão do tempo e tomar as precauções necessárias, como:
- Evitar áreas de inundação;
- Ficar longe de encostas instáveis;
- Separar os documentos importantes em um local seguro;
- Ter um kit de primeiros socorros à mão;
- Manter o reservatório de água cheio;
- Ter alimentos não perecíveis em casa.
O Inmet continuará a monitorar a situação e emitirá novos avisos meteorológicos caso necessário.
Fonte: Canal Rural