Praia Grande é geograficamente propícia a eventos climáticos de grandes proporções, o que exige um trabalho estratégico constante por parte do executivo municipal e da Defesa Civil. Neste cenário, mesmo sem risco iminente de enchente ou temporal, a prefeitura mantém o desassoreamento dos rios diariamente. Nos últimos dias, as ações estão concentradas no Rio Molha Coco, no bairro Pé da Serra.
Essas atividades para melhorar o escoamento da água ocorrem em todo município, com atenção especial às áreas críticas, como bairro 1º de Maio, Vila Rosa, Avenida José Inácio Júnior, Mães dos Homens, entre outros. A prefeitura também realiza periodicamente a restauração das estradas e pontes, nas regiões que são afetadas pelas chuvas constantemente.
Investimentos e força-tarefa
O ano de 2023 foi um dos mais desafiadores para Praia Grande. Foram três episódios de enchentes e um tornado, em poucos meses, que causaram destruição de casas, estradas, pontes, plantações e deixaram famílias desabrigadas. Na mesma proporção, a prefeitura tem investido da prevenção e recuperação de áreas afetadas, como a ponte sobre o Rio Pavão, que foi reconstruída em menos de dois dias por funcionários que passaram a noite trabalhando.
O balneário Mampituba, também conhecido como Poço do Bira, recebe trabalhos de construção de muros de contenção, totalizando R$ 1.531.212,53, do convênio entre a prefeitura de Praia Grande e a Defesa Civil Nacional. Outro investimento é a grande obra de contenção do leito do Rio Molha Côco, na Vila Rosa, que faz parte da Rota dos Tropeiros, totalizando mais de R$1 milhão, da Defesa Civil Nacional. Também foram substituídas duas pontes de madeira pelos kits transposição, a revitalização da ponte pênsil da Casa Nova, entre outras obras.
Fonte: Redes Sociais