Município recebeu certificado na Assembleia Legislativa em fevereiro e comemorou com equipe em manhã de homenagens e apresentações.
A cultura italiana é forte no município de Morro Grande. Para manter viva a história, em 2006 Marcia Peruchi e José Arcangelo Souza (Canjo) pensaram numa forma de trazer a língua italiana aos estudantes. “Pensamos em algo cultural e nada mais justo que trazer o ensino italiano ao cotidiano, já que muitos apresentam esta descendência”, explicou Marcia, que na época era secretária de Educação em Morro Grande.
Reconhecendo a importância desta iniciativa, o prefeito Clélio Daniel Olivo representando o município de Morro Grande, recebeu no dia 26 de fevereiro de 2024, em uma sessão especial em homenagem aos 150 anos de Imigração Italiana no Brasil, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina um diploma. Nele consta a homenagem pela dedicação e comprometimento em manter o ensino da língua italiana nas escolas municipais, fortalecendo, preservando e promovendo as tradições e laços. “Gostaria de parabenizar as pessoas que tiveram está feliz ideia. A maioria aqui é de descendência italiana e isso é muito forte no nosso cotidiano. Não podíamos deixar passar sem comemorar com os alunos e professores envolvidos neste projeto, pois é uma conquista que nos traz orgulho imenso”, frisou Keio.
Após 18 anos implantado no currículo educacional, Morro Grande foi homenageado, estando entre os dez municípios de Santa Catarina que incluíram a língua italiana no ensino. “Somos o único município da AMESC que recebeu este reconhecimento. Isto é um privilégio, pois está no currículo dos nossos alunos a língua italiana. Para chegar aqui precisou-se de muita coragem dos que implantaram e deram continuidade no projeto. Estamos muito orgulhosos”, pontuou a secretária de Educação, Aline Coral.
Para comemorar, na manhã desta sexta-feira (08), professores, colaboradores e alunos da EMEF Dario Crepaldi, em Nova Roma se reuniram para receber a homenagem das mãos do prefeito, relatando o quão importante é a iniciativa. “Receber este diploma é muito valioso para todos nós. Nos emociona ver os alunos falando, cantando e reconhecendo a importância da língua e cultura italiana. Esta homenagem nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou a diretora, Jaqueline D. Rabelo.
Durante o encontro, as autoridades comentaram sobre o projeto, professoras das aulas de italiano Andreia Daniel, Maria Luíza Scarpati e Karina Coral que atuam com os alunos e um pacto com um município da Itália para futuro intercâmbio. O hino italiano, apresentações e comida típica com polenta, galinha ensopada, salame e repolho foram servidos a todos os presentes para vivenciarem e resgatarem a cultura dos antepassados.
Texto: Giorgia Daniel – SC 3523 JP
Siga no Instagram @pref.morrogrande e no facebook /prefeituraMG