Em uma reunião realizada no gabinete da prefeita Gislaine Cunha, a Prefeitura de Sombrio anunciou oficialmente a adesão ao Programa Penso, Logo Destino (PLD).
Este programa, idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, visa promover a correta disposição dos resíduos sólidos e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem.
O PLD já conta com a adesão de 150 municípios catarinenses e tem como meta conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 30 mil habitantes. A partir de 2025, o programa pretende incluir municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
Com a adesão ao programa, a Prefeitura de Sombrio em breve indicará os pontos de coleta de resíduos distribuídos pela cidade. O objetivo final do PLD é tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.
O objetivo é dar a destinação adequada para itens como: pilhas, lâmpadas, produtos eletrônicos, embalagens de agrotóxicos e outros e auxiliar na preservação do meio ambiente.
Uma comissão está sendo constituída para elaborar o planejamento e alinhar as ações que serão desenvolvidas em parceria com as escolas, entidades e a sociedade em geral.
A adesão de Sombrio ao PLD é um passo importante para a sustentabilidade e o futuro do município. Com a conscientização e o envolvimento da população, a cidade está no caminho certo para se tornar um exemplo de gestão de resíduos sólidos.
Fonte: Redes Sociais