O volume de chuva registrado no extremo Sul de Santa Catarina neste final de semana já deixa 12 famílias desabrigadas em Araranguá. Em 48h, a cidade registrou cerca de 214 milímetros de chuva, o equivalente ao esperado em três meses. Com isso, o Rio Araranguá, conforme a última medição na manhã desta segunda-feira, dia 13, marcava 2,60 metros acima do leito normal, o suficiente para que a água invadisse áreas que normalmente sofrem com alagamentos, como Barranca, Baixinha, Polícia Rodoviária, Caverazinho, Jardim Cibele, Urussanguinha, Santa Catarina e entre outras.
As primeiras famílias foram retiradas do bairro Barranca na madrugada de domingo, dia 12, pela Defesa Civil de Araranguá e até o momento 45 pessoas foram acomodadas no alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli. A situação está sendo monitorada continuamente e as famílias desalojadas estão recebendo alimentação e assistência das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município, informou o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, André Zanette.
Aulas suspensas
As aulas de três escolas estão suspensas nesta segunda-feira, dia 13: Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Itoupaba, Escola Municipal Judite Brígida Lúcio e o Pré-Escolar Sonho Infantil. Conforme a Secretaria de Educação a medida é restrita apenas para estas escolas e válida, por ora, somente nesta segunda-feira, dia 13.