A última previsão, segundo informações de Jocimar Farina do jornal Zero Hora, é que as operações só serão retomadas em setembro.
O Aeroporto Salgado Filho, gerenciado pela Fraport em Porto Alegre, permanecerá fechado para operações de voos por um período adicional de 90 dias, após ser fortemente afetado pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul desde o início de maio. Com o nível de água alcançando alturas superiores a 1,70 metros, o aeroporto já viu sua data de reabertura ser postergada várias vezes. A última previsão, segundo informações de Jocimar Farina do jornal Zero Hora, é que as operações só serão retomadas em setembro.
As enchentes têm impedido a avaliação completa dos danos à infraestrutura do aeroporto, incluindo pistas e equipamentos, o que só poderá ser realizado após o recuo das águas.
Enquanto isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que as companhias aéreas suspendam a venda de passagens para o período de julho a setembro.
Atualmente, com o Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre inoperante, os voos comerciais destinados ao Rio Grande do Sul foram redirecionados para Canoas e outras cidades do interior do estado. No último sábado (11), as companhias aéreas Gol, Latam e Azul operaram voos para Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul.
Na segunda-feira subsequente (13), as rotas incluíram novamente Passo Fundo e Caxias do Sul, além de Santa Maria e Uruguaiana, ajustando-se à nova organização do tráfego aéreo na região.
Para atender aos passageiros afetados pela suspensão, foi organizada uma malha aérea emergencial que redistribui os voos para outros aeroportos na região e em estados vizinhos. Os voos estão sendo redirecionados para os seguintes locais:
– Aeroporto de Canoas (RS): 35 voos semanais
– Aeroporto de Caxias do Sul (RS): 25 voos semanais
– Aeroporto de Santo Ângelo (RS): 2 voos semanais
– Aeroporto de Passo Fundo (RS): 16 voos semanais
– Aeroporto de Pelotas (RS): 5 voos semanais
– Aeroporto de Santa Maria (RS): 2 voos semanais
– Aeroporto de Uruguaiana (RS): 3 voos semanais
– Aeroporto de Florianópolis (SC): 21 voos semanais
– Aeroporto de Jaguaruna (SC): 7 voos semanais
– Aeroporto de Chapecó (SC): com aumento na capacidade da aeronave
Com informações de infomoney