Nesta terça-feira, dia 16, o Criciúma perdeu de virada para o Corinthians por 2 a 1 na Neo Química Arena, em Itaquera, SP, na partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A última vitória do Tigre contra o Timão foi há 20 anos. Na casa do adversário, o tricolor carvoeiro nunca venceu. Apesar de iniciar abrindo o placar e a esperança de mudar essa realidade, o Corinthians acabou virando e vencendo por 2 a 1.
O primeiro tempo iniciou sem grandes ameaças das duas equipes.
Aos 13 minutos, durante uma troca de passes, Eder encontrou Matheusinho, que mandou para Barreto. Na grande área do adversário, o volante ficou cara a cara com o goleiro Hugo Souza, mas não conseguiu marcar.
Aos 18, Wesley passou para Romero, que mandou para dentro da área do Tigre, mas a defesa carvoeira interceptou.
Aos 20 minutos, depois de uma falta para o Corinthians e bola cobrada na área, Cacá conseguiu pegar de cabeça, mas a bola foi para fora.
Aos 29, Yuri Alberto recebeu de Romero e ficou de frente com o goleiro Gustavo, que conseguiu defender.
Aos 33 minutos, o lateral esquerdo Hugo chutou forte de canhota, de fora da área. A bola passou perto, mas desviou em Rodrigo e foi para fora.
O Corinthians pressiona. Aos 36, Garro mandou para Yuri Alberto, que tocou para Romero. O atacante chutou forte, passando à direita da goleira do Tigre.
Aos 41 minutos, o Tigre abriu o marcador. Matheusinho passou para Claudinho, que chutou. A bola desviou em Cacá, o que tirou o goleiro do Timão da jogada. A bola passou perto da trave, mas entrou. 1 a 0 para o Criciúma.
Aos 43, Garro chutou de esquerda para a área do Tigre. Gustavo não deixou passar e se esticou para espalmar para fora.
O fim do primeiro tempo chegou com o Criciúma em vantagem na partida. Para a segunda etapa, os times não mexeram na equipe.
Aos dois minutos, o Tigre ameaçou mais um gol. Wilker Ángel recebeu de escanteio, dentro da área, de cabeça. O goleiro do Timão teve que trabalhar, mas conseguiu a defesa.
Aos oito minutos, o Corinthians igualou o placar. Na jogada pela esquerda, Romero pegou de primeira, de direita, após o cruzamento na área. A bola foi para a rede e ficou tudo igual na Neo Química Arena.
Aos 10 minutos, o time da casa fez a primeira alteração. Saiu Wesley para a entrada de Igor Coronado.
Aos 13 minutos, Marcelo Hermes ficou com a bola, após lance de Matheusinho. Ele chutou forte de fora da área, mas a bola passou à direita da goleira adversária. Após o lance, o Criciúma fez alterações. Saiu Eder e Matheusinho para a entrada de Ronald e Allano.
Aos 16, o Timão virou o jogo. Em um cruzamento de Igor Coronado, Cacá subiu sozinho, que mandou de cabeça para as redes do Criciúma, sem chance para Gustavo.
Aos 25, Marcelo Hermes cobrou escanteio fechado na área adversária. O goleiro, Hugo Souza, subiu para evitar o perigo com um tapa na bola.
Aos 29, o Tigre mexeu no time pela primeira vez. Arthur Caíke e Fellipe Mateus saíram para a entrada de Felipe Vizeu e Bolasie.
Aos 33, o time da casa também mudou. Félix Torres e Ryan entraram no lugar de Matheuzinho e Garro.
Aos 36 minutos, o Tigre mexeu novamente. Marcelo Hermes saiu, Trauco entrou.
Aos 39, Romero saiu para a entrada de Fagner no Corinthians.
Aos 42 minutos, Ronald interceptou Fagner, pegou a bola e mandou para Felipe Vizeu. O atacante chutou em boa oportunidade, mas a bola desviou e foi para fora.
Aos 47, Felipe Vizeu recebeu dentro da área, dominou e chutou, mas Gustavo Henrique interceptou o lance.
Ao fim, o Corinthians venceu o Criciúma de virada por 2 a 1.
O Tigre não volta para a casa, pois enfrenta o Flamengo no sábado, dia 20, às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. O Corinthians, agora com 15 pontos, enfrentará o Bahia no próximo domingo, dia 21, às 16h, na Arena Fonte Nova.
Ficha técnica
Corinthians 2 x 1 Criciúma – 17ª Rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 16 de julho de 2024, terça-feira
Horário: 21h (de Brasília)
GOLS: Claudinho (CRI, aos 41’/1ºT); Romero (COR, aos 8’/2ºT) e Cacá (COR, aos 16’/2ºT)
Cartão amarelo: Raniele (Corinthians)
Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho (Félix Torres), Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Alex Santana e Rodrigo Garro (Ryan); Romero (Fagner), Wesley (Igor Coronado) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
Criciúma: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Trauco); Barreto, Newton, Matheusinho (Allano) e Fellipe Mateus (Felipe Vizeu); Arthur Caíke (Bolasie) e Eder (Ronald). Técnico: Claudio Tencati
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA-FIFA)