Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou nesta terça-feira, 30, uma coletiva de imprensa para atualizar sobre o processo de preparação para as eleições de outubro e anunciar as novidades para este ano, que vão desde o combate à desinformação (em outras palavras, o combate as tão disseminadas fake news) por meio do uso de ferramentas de Inteligência Artificial, a documentação simplificada para mesários, através de folder, até a possibilidade de, agora, votar na legenda.

O evento foi aberto pela presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio, que falou sobre o trabalho intenso do órgão para preparar juízes, cartórios e toda equipe para o pleito deste ano, com uma comunicação integrada e discurso institucional qualificado, para que todos possam estar cientes e com acesso a todas as informações necessárias.

Outro dado interessante divulgado na coletiva foi que, este ano, o órgão precisou readaptar algumas zonas eleitorais, com inclusão de duas ou mais seções no mesmo local, por causa da extinção dos espaços anteriores, como algumas escolas em locais mais isolados, por exemplo. A redução no número de locais de votação acaba chocando com o aumento no número de eleitores catarinenses, que foi de 665 mil nos últimos oito anos.

Sobre o uso de inteligência artificial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu resoluções a respeito do que pode e o que não pode ser feito. A lista inclui a obrigação de aviso explícito sobre o uso de IA na propaganda eleitoral, a proibição do uso de IA para disseminar desinformação, e a vedação absoluta do uso de deepfake (conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia).

A Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, revelou ainda que o TRE-SC está solicitando aos partidos que antecipem o registro dos seus candidatos, a fim de evitar problemas de última hora que possam deixá-los de fora da corrida eleitoral.

Ela também deixou claro que, para eles, a campanha começou faz algum tempo, mas que é preciso que os candidatos fiquem cientes das datas, da regulamentação e dos prazos.

Inclusive, o Secretário Judiciário Maximiano Sobral afirmou que já foram recebidas algumas denúncias por propaganda irregular no Estado e que o TRE-SC está atento e apurando todas as possíveis irregularidades cometidas.

Fonte: Portal Litoral Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *