Ele substitui o vereador Gimi (PP) já no segundo ano de seu 1º mandato no legislativo. Todos os seus colegas discursaram na sessão solene, além do prefeito Carlos Souza
Na segunda-feira, dia 3 de janeiro, foi realizada na Câmara Municipal de Torres a anual a sessão solene de posse para a nova Mesa Diretora que comandará o trabalho da Casa Legislativa para o ano seguinte, neste caso o ano de 2022 – segundo período da atual legislatura política da cidade, iniciada em 2021 e que se encerra em 2024.
Todos os vereadores tiveram espaço para darem seus discursos sobre a gestão de 2021 do presidente de saída, Vereador Gibraltar Pedro Cipriano Vidal, o Gimi (PP), assim como sobre suas projeções sobre o trabalho que será dirigido pelo novo presidente, vereador Rafael Silveira (PSDB).
Gimi cita melhorias físicas, tecnológicas e economia em 2021
No seu discurso de despedida da gestão, Gibraltar Vidal listou as realizações de seu trabalho no ano passado. Reforma física do prédio da Casa, com pintura geral; pavimentação e iluminação da área do estacionamento interno; renovação de computadores dos gabinetes de da área administrativa e contratação de serviços adicionais de tecnologia de informação foram algumas. Aumento de transparência na comunicação social da Câmara com a edição de programa de rádio e aumento no espaço de divulgação nos jornais, outras.
Mesmo com estes investimentos, Gimi comemorou a devolução de R$ 1,2 milhões dos recursos recebidos pelo poder legislativo através do orçamento anual, valor este que conforme o vereador foi bem maior do que o anterior, um ganho para a população em economia de recursos.
O ex-presidente encerrou seu discurso de despedida também comemorando ter conseguido fazer várias audiências públicas, o que disse mostrar sua vontade de aproximar mais a população das decisões tomadas pelos vereadores em seu trabalho do dia a dia. E projetou o trabalho a ser realizado pelo seu colega Rafael Silveira no ano de 2022 como positivo, citando como justificativa a brilhante entrada do vereador na política, quando foi eleito à presidente da Casa Legislativa já no segundo ano de sua primeira experiência como parlamentar, o que mostra reconhecimento público de sua capacidade.
Experiência que sai, jovialidade que entra
A seguir o prefeito Carlos Souza fez breve discurso na sessão solene. Ele compartilhou sua admiração pelo estilo de trabalho realizado entre ele como prefeito e o vereador Gimi na presidência da Câmara, lembrando que, mesmo com debates às vezes de ideias divergentes, os resultados foram alcançados praticamente por consenso entre os dois.
Sobre o novo presidente, vereador Rafael Silveira, o prefeito se referiu à família (presente) do novo presidente da Câmara, afirmando que esta, para ele, dava a certeza de que a educação de Rafael garantiria um trabalho profícuo e ético em sua estada na casa legislativa em 2022.
O prefeito também se referiu a sua aposta sempre positiva em pessoas jovens em posições de comando, o que tem visto com resultados positivos, por exemplo, em seu secretariado (que é de jovens). E que o novo presidente Rafael para ele seria mais um exemplo positivo desta “energia jovem” na política.
Rafael quer nova política aliada à experiência
Já o novo presidente da Câmara de Torres, Vereador Rafael Silveira fez discurso emocionado, narrando sua passagem na formação profissional, quando teve de trabalhar duro em empregos pesados para ter dinheiro para pagar sua formação na universidade de Educação Física e no curso de pós-graduação. E também narrou sua entrada na política, feita por sugestão do saudoso ex-vereador e ex- vice-prefeito o Ildefonso Brocca, falecido em 2021, para ele uma espécie de seu padrinho na política.
Sobre seu trabalho, afirma que terá a chance de colocar mais em prática a renovação de ideias de fazer política proposta por seu mandato. Citou que a Câmara possui nove partidos e dez vereadores novos, que aliados à experiência dos três vereadores que foram reeleitos em 2020, dão um ambiente propício para que faça um diverso e bom trabalho na presidência da Câmara no ano de 2022.
A nova Mesa Diretora para o ano de 2022 será composta pelo Vereador Rafael da Silveira como Presidente, vereadora Carla Daitx como vice, e o Vereador Rogério Jacob no cargo de 1º Secretário e o vereador Negrini como 2º secretário.
A Câmara de Vereadores de Torres estará em recesso parlamentar no mês de janeiro. Portanto as sessões ordinárias (com votação) só voltam no dia 7 de fevereiro. No entanto, o trabalho dos vereadores continua, assim como continua o trabalho do setor administrativo da Casa Legislativa. São realizadas semanalmente reuniões representativas onde são tratadas todas as atividades normais do poder legislativo, fora a votação e debate de projetos de lei todas as semanas. Os gabinetes dos 13 vereadores ficam também abertos no horário de expediente para receber a população.