Uma obra importantíssima, mas por décadas negligenciada: a Avenida Beira Rio, que além de ligar a Joaia ao bairro da Praça, também conecta o Vale do Rio Tijucas à BR-101, recebeu a tão esperada pavimentação asfáltica em 2022, englobando as ruas Senador Gallotti, Marechal Floriano, Pedro Eulálio Andriani, Tenente Carvalho, Quinze de Novembro, Santa Catarina, Coronel Buchelle e Praça Nereu Ramos. As vias receberam pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, sinalização, iluminação em LED e ciclovia.
A reclamação, até aquele momento, era sobre as condições da via, considerada a pior da região. O problema é que, com o desenvolvimento acelerado de Tijucas, o volume de tráfego aumentou muito e o trânsito virou a principal dor de cabeça.
Quando o vereador Maurício Poli (UNIÃO) assumiu a presidência do Poder Legislativo, procurou o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) para propor alternativas. A partir daí, viabilizou-se, em parceria com a bancada do PP, PSD e UNIÃO na Câmara de Vereadores, dois importantes projetos: o asfaltamento do ‘outro lado’ da Beira Rio, conectando desde a Ponte Bulcão Vianna, passando pela popular “Rua do Pernambuco” e possibilitando o rápido acesso à BR-101, tanto no sentido Norte quanto na direção Sul.
Ou seja, quem vem de Canelinha e quer se dirigir a Florianópolis, por exemplo, não precisará passar pelo centro de Tijucas. O mesmo acontece para o cidadão batistense que vai para Itapema. São infinitas as possibilidades.
O projeto de lei que viabilizou o empréstimo com juros invejáveis e extremamente baixos só foi aprovado pelo Poder Legislativo graças ao empenho do Presidente Maurício Poli (UNIÃO), que conseguiu os votos favoráveis de 9 dos 13 parlamentares. Apenas Fernando do Gordo (à época MDB), Cláudio do Jornal (à época PDT) e Esaú Bayer (à época MDB) e Erivelto ‘Danone’ (à época PDT) não concordaram.
Ponte na Avenida Hercílio Luz
Outro projeto que já está pronto – mas que dependerá do interesse e iniciativa do próximo prefeito de Tijucas – prevê a construção de uma ponte ligando a Avenida Hercílio Luz ao Pernambuco. Dessa forma, o trânsito proveniente da região central e demais bairros da cidade, sobretudo da região do Mata Atlântica e Bosque da Mata, áreas que terão um grande salto populacional nos próximos anos, será completamente desviado.
O pré-candidato a prefeito Maickon Sgrott (PP – 11) foi o único que se manifestou nesse sentido até o momento. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Maickon citou a expressão tijuquense “segue reto toda vida” para discutir a ideia.
A pavimentação asfáltica da Rua Ângelo José da Silva terá mais de 2 km e ficou sob responsabilidade da empresa tijuquense PLM, referência em Santa Catarina neste tipo de trabalho. As obras iniciarão nos próximos dias.