Nesta quinta-feira (24), Santa Catarina estará sob a influência de uma rápida frente fria associada à formação de um ciclone extratropical no alto mar, entre o Litoral Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai. A combinação dessa frente fria com instabilidades atmosféricas e o aquecimento deve resultar em temporais severos em todo o estado, acompanhados por ventos fortes e a possibilidade de granizo.
Os temporais devem ter início entre o final da manhã e começo da tarde, começando pelo Grande Oeste, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina. À medida que o dia avança, as tempestades se espalharão para outras regiões do estado, atingindo a maioria das áreas até o início da noite.
Durante esse período, as condições são propícias para a formação de uma Linha de Instabilidade (LI), que poderá gerar tempestades de grande intensidade. As áreas em vermelho no mapa estão sob risco muito alto de vendavais, o que pode ocasionar destelhamentos, queda de árvores e galhos, além de danos à rede elétrica. Nas áreas em laranja, o risco é considerado alto.
Recomendações da Defesa Civil:
– Durante os temporais, busque abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados pelo vento.
– Evite entrar na água se estiver na praia.
– Não tente atravessar ruas alagadas, nem utilize pontes ou passagens submersas.
Fique atento às atualizações e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança durante o evento.