Tem início nesta segunda-feira (28), em Florianópolis, o V Floripa Que Horror – Festival Internacional de Cinema Fantástico, consolidando-se como um dos principais eventos do gênero no país. Até 3 de novembro, o festival oferece uma programação diversificada e gratuita na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC).
A edição deste ano conta com mais de 80 filmes, incluindo curtas e longas-metragens, oficinas formativas, sessões especiais e uma competição de curtas-metragens, cujo vencedor será premiado com R$ 3 mil. A programação abre com a Mostra Mundos Estranhos, dedicada a obras que exploram os limites entre a fantasia e o terror, buscando provocar novas percepções no público.
Além das exibições, o festival traz uma Feira de Artes Gráficas e Literatura focada em trabalhos de horror, onde artistas de quadrinhos, livros e outras artes visuais estarão presentes. Outro destaque será a exibição ao ar livre do filme clássico “Carnival of Souls” (1962), acompanhada por uma trilha sonora ao vivo da banda Elephantus, programada para o dia 1º de novembro no centro da cidade.
Com uma programação formativa, o festival oferece oficinas e palestras para jovens cineastas e interessados no cinema de terror independente, algumas com tradução em LIBRAS e audiodescrição. As inscrições para as oficinas estão disponíveis no site oficial do evento.
A realização do Floripa Que Horror é da Marte Cultural, em parceria com a Cinemática HUB, e conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) e do Curso de Cinema da UFSC, além do patrocínio da Fundação Catarinense de Cultura e do Prêmio Catarinense de Cinema.