Acusado de fraudes em licitações, o prefeito José Cláudio Gonçalves foi afastado e vice assume
A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu a chamada Operação Maktub, que, em três fases, investigou fraudes licitatórias nos municípios de Praia Grande e Forquilhinha, no Sul do Estado. Entre os envolvidos, o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, conhecido como Neguinho, inclusive, reeleito para mais quatro anos. Ele e mais 17 pessoas foram indiciadas no processo.
A partir desta terceira fase da Operação em Forquilhinha, levou ao afastamento do prefeito, no lugar dele, assumiu o vice, Valcir Matias. Diante da situação, o município de Forquilhinha poderá ter sérios impactos administrativos, uma vez que o prefeito afastado, foi reeleito. Aliás, os reflexos já estão sendo sentidos.
O prefeito em exercício, em nota, informou que cerca de 150 funcionários em cargos de comissão pediram exoneração em massa, deixando escolas e outros serviços em situação delicada. Porém, ressalta que os serviços não sofrerão qualquer tipo de alteração, nos mais diversos setores. Segundo informa, o município tem profissionais efetivos para suprir a demanda.
Defesa emite nota à imprensa
A defesa do Sr. José Claudio Gonçalves, popularmente conhecido como Neguinho, vem a público repudiar as acusações de propinas e desvios de verbas que foram divulgadas recentemente, as quais consideramos infundadas e provenientes apenas de conclusões preliminares da autoridade policial.
Ressaltamos que tais alegações ainda serão rigorosamente examinadas no âmbito do contraditório e da ampla defesa, bem como confiamos que o Ministério Público e o Poder Judiciário, ao realizarem o crivo jurídico necessário, irão desmantelar essa narrativa desprovida de veracidade.
Destacamos ainda, que o processo se encontra sob sigilo judicial e, em respeito à legislação, é dever das partes envolvidas não divulgar informações, especialmente relacionadas a indiciamentos, preservando-se a privacidade e a integridade dos documentos e das pessoas mencionadas.
Ademais, a defesa nega veementemente as alegações apresentadas pela autoridade policial e reitera que está à disposição para todos os esclarecimentos, da mesma forma, o próprio Neguinho esteve e permanece disponível para colaborar com as autoridades competentes ao longo de todo o processo.
Informamos ainda que já foi peticionado pedido para o restabelecimento de Neguinho ao cargo de prefeito, considerando-se a conclusão das investigações, e aguardamos a manifestação do Ministério Público e do Poder Judiciário sobre seu retorno.
Araranguá/SC, 04 de novembro de 2024.
Fonte: Portal Litoral Sul