Sombrio esteve novamente presente na 30ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – AÇOR, realizada no último final de semana na cidade de Biguaçu. O evento, que celebrou três décadas de valorização das tradições açorianas no estado, reuniu grupos culturais, artesãos, músicos e dançarinos, reafirmando a importância da preservação da herança açoriana na identidade catarinense.
O tradicional Grupo Açor Sul Catarinense, com uma longa trajetória de representatividade da cultura açoriana, encantou o público com apresentações vibrantes que destacaram danças, trajes típicos e cantos que refletem a alma das ilhas dos Açores. Este grupo, reconhecido por seu compromisso em manter vivas as raízes culturais, é um dos principais embaixadores da tradição açoriana na região.
Neste ano, Sombrio também contou com a participação especial do grupo estreante Açoriedade, formado com os idosos do Centro de Integração da Terceira Idade (CITI), tendo como coordenador Athauan Pereira Machado. A estreia do grupo em grande estilo se deu após muitos ensaios e estudos sobre a cultura de base açoriana. O CITI, que também já faz apresentações regulares do Boi de Mamão, tem se tornado um espaço dedicado à valorização da terceira idade, tornou-se um importante polo para a difusão e renovação das tradições locais.
De acordo com a prefeita Gislaine Cunha, “Os grupos culturais de Sombrio demonstraram, mais uma vez, que a cidade é um dos grandes pilares da cultura açoriana em Santa Catarina, reafirmando o compromisso com a valorização e transmissão desse legado para as futuras gerações.”