Eclipses solares acontecem toda vez que a Lua entra na frente do Sol, projetando sua sombra na superfície terrestre. Nesses casos, a luz do Sol é bloqueada naquele ponto específico. O último eclipse solar anular no Brasil aconteceu em 24 de abril de 1995. Já um eclipse total do Sol ocorreu um pouco antes, em 3 de novembro de 1994. Esse eclipse solar total foi visível no Peru, Chile, Bolívia, Paraguai e Brasil. Foi o quadragésimo quarto eclipse solar da série Saros 133 e teve magnitude de 1,0535, com duração de 4 minutos e 23 segundos, cobrindo um amplo caminho de até 189 km de largura.

Praia Grande estava situada em uma posição privilegiada para a visualização do eclipse, e na véspera, muitas pessoas aguardavam ansiosas esse evento astronômico. No dia, era só o que se falava. Por volta das 10h45 da manhã, o fenômeno teve início. A Lua começou a cobrir o Sol e, durante alguns minutos, o dia virou noite. Sem dúvida, foi um evento inesquecível, que emocionou todos que o presenciaram.

Segundo as agências espaciais, o próximo eclipse solar total no Brasil ocorrerá apenas em 2045. Até lá, ficamos com as imagens disponíveis no Memórias de Praia Grande desta semana. Um bom Natal a todos!

O vídeo apresentado no memórias desta semana do eclipse do sol, foi registrado por Gilberto Ronsani em 1994.

🎞 Fonte: REVISTA EXAME
📸 Fotos: Gilberto Ronsani
📜 Redação: Frank Lummertz @montanhas_underground

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *