Técnicos do Iparque/Unesc apresentaram oficialmente na manhã desta quarta-feira (19/1), o Estudo Técnico Socioambiental que vinha sendo elaborado desde 2020. Com este diagnóstico, o município dará continuidade na elaboração e aprovação do Plano Diretor. Será um documento norteador e que vai auxiliar na atuação de políticas públicas, garantindo um desenvolvimento sustentável e, auxiliando, ainda, no procedimento de regularização ambiental e na manutenção da preservação de áreas prioritárias.
Os responsáveis por toda essa ferramenta de gestão territorial foram os técnicos do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) e do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (Cpea), setores que integram o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, coordenados pela bióloga do município Adelsa Fernandes.
A partir de agora, todas as ações futuras do município serão seguimentadas com garantia ambiental e territorial. Além disso, também vai auxiliar no aporte de recursos financeiros aplicados devidamente por órgãos estaduais e federais.
Para o prefeito Everaldo dos Santos, este estudo trará segurança a Administração Municipal, quanto a gestão territorial, sendo fundamental para que investimentos venham a ser aportados no município. “Isso vai dar garantia de um desenvolvimento econômico que respeite as reservas naturais que são passiveis de proteção, conforme a legislação vigente. E esse diagnóstico entregue junto com toda a base cadastral traz segurança de novos investimentos para a gestão municipal”, disse Kekinha.
Foram investidos R$ 950 mil reais do recurso próprio do município para a elaboração do estudo.