A Epagri/Cepa estima uma produção de 1,2 bilhão de toneladas, 9,5% a mais que a safra anterior
Nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, Turvo sediará a 7ª Abertura da Colheita do Arroz de Santa Catarina, durante o 9° Dia de Campo Dagostin Sementes, na comunidade de Ponte Alta. A Epagri/Cepa estima uma produção de 1,2 bilhão de toneladas, 9,5% a mais que a safra anterior. Esta e outras informações do agro, estarão disponíveis para os visitantes, que além de realizar tour técnico, poderão visitar estandes, assistir demonstrações, participar de palestras e workshop.
Cerca de duas mil pessoas devem passar pelo evento, incluindo autoridades políticas, lideranças e comunidade, como o governador do Estado, Jorginho Mello, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, e o presidente da Epagri, Dirceu Leite.
“Este ano, nosso Dia de Campo será exclusivo sobre arroz. Serão palestras, tour técnico, dinâmicas, lançamento de cultivar e várias outras atividades. Traremos as novidades do segmento, exclusivamente para os participantes do evento”, destaca o proprietário, Rogério Dagostin.

Programação
Amanhã, acontecerá a oficina culinária “Arroz Gourmet”, com a extensionista socieal e gestora do Cetrar/Epagri Anadilse Gonçalves e, harmonização de espumantes com a somellier Patrícia Larius, da Vinícola Cooperativa Nova Aliança. Também acontecerá dinâmica com drones.
Na sexta-feira, além da cerimônia de abertura da colheita de arroz, o evento terá a palestra técnica “Qualidade de aplicação e desafios dos drones de pulverização”, com o pesquisador da AgroEfetiva Vitor Vianna Romani e, o lançamento do cultivar SCS127 CL, desenvolvido pelo Programa de Melhoramento de Arroz da Epagri.
No local haverá ainda exposições de empresas, máquinas e implementos agrícolas. No total, mais de 30 parceiros de negócios, realizadores, patrocinadores e apoiadores estão: Basf, Epagri, Acapsa, BrazilRice Januário Máquinas, Menegaro, Braselio, Cicloar, Mara Plainas, Sabmaq, Campoar Drones, Sicoob Credisulca, Agrotech Pizzoni, Horbac, Aliança, Selgron, Sicredi, Cropchem, Tonetto, Tornearia Mantovani, Certto, SMC Drones, Copercampos, Udesc, Embrapa, Oryza, Nikos, Tecnoeletro, Unfertil, Ihara, Corteva, FMC, Syngenta, Macrobio, Santerra/Bayer, Perfecta, Prefeitura de Turvo, Solidez, Transterra, SindArroz, Cersul e Ocesc.