O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentou para 96 meses o prazo para o pagamento do empréstimo consignado aos aposentados. Atualização foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6).
O que aconteceu
Atualização de prazo foi publicada no Diário Oficial. A divulgação apresentada nesta quinta-feira (6) amplia em um ano (12 meses) o prazo para a quitação dos empréstimos, de 84 para 96 meses. O tempo total equivale a oito anos para o pagamento.
Aumento do prazo havia sido antecipado quarta-feira. Participaram de entrevista para comunicar a novidade o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Decisão busca aliviar o orçamento dos aposentados. “Queremos aliviar um pouco o peso da prestação para ficar mais suave”, afirmou Carlos Lupi. A atual restrição do crédito consignado em meio ao aumento dos juros também motiva o veredito.
Crédito consignado do INSS tem o menor taxa do mercado. Com os pagamentos diretamente atrelados aos benefícios, a modalidade fechou 2024 com taxa média de 21,9% ao ano. Os percentuais sobem para servidores públicos (23,8% ao ano) e trabalhadores com carteira assinada (40,8% ao ano).
Taxa para os aposentados aumentou no último trimestre de 2024. Assim como as outras linhas de crédito, os beneficiários do INSS também sentiram o aumento da taxa Selic no bolso, com a elevação de 0,4 ponto percentual nas prestações do consignado. Os fazem parte da última divulgação do BC (Banco Central).
Fonte: UOL