Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (17), os contribuintes de Criciúma podem solicitar as guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 via WhatsApp. Para consultar os carnês para o pagamento em cota única ou parcelado, basta enviar uma mensagem de texto para a assistente virtual de Criciúma, a Cris, pelo número (48) 3431-0150. O objetivo é facilitar o acesso às guias, de forma eficiente e tecnológica. O prazo para o pagamento do IPTU 2025 termina no dia 28 de fevereiro.

Após o primeiro contato com a assistente virtual, o cidadão deverá efetuar um cadastro básico com o endereço de e-mail, para verificação do usuário. Feita a identificação, o contribuinte poderá selecionar o atendimento que deseja, no caso, a solicitação das guias do IPTU com o CPF ou CNPJ do titular do imóvel. Depois de seguir todos os passos, a assistente virtual disponibilizará o código para o pagamento do boleto bancário e as guias em formato PDF. Posteriormente, o contribuinte poderá avaliar o atendimento e sugerir melhorias para o serviço.

Segundo a secretária da Fazenda de Criciúma, Marluci Freitas Bitencourt Vitali, a ideia é ampliar o serviço para consulta de outras taxas futuramente. “Por enquanto, é possível consultar apenas as guias do IPTU 2025, mas a ideia é ampliar para outros serviços da Arrecadação Tributária, para facilitar a consulta de tributos aos cidadãos”, explicou a secretária.

IPTU 2025

O imposto pode ser parcelado em até 10 vezes, com parcela mínima de R$ 150, sem acréscimos, com vencimento da última parcela em 28 de novembro de 2025. Além do WhatsApp, os carnês podem ser emitidos pela internet, por meio do site: iptu.criciuma.sc.gov.br, ou retirados no setor de Arrecadação Tributária no Paço Municipal Marcos Rovaris, no Procon, nos Cartórios e Tabelionatos e nas intendências (Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha).

Guias com valor inferior a R$ 300 devem ser quitadas em cota única. Criciúma possui mais de 178 mil unidades cadastradas. Dessas, aproximadamente 154 mil são prediais e 23 mil territoriais. Ao todo, foram lançados 117.113 carnês, sendo 3.671 isentos.

Pedido de isenção

O pedido de isenção do IPTU de 2025 também deve ser solicitado até o dia 28 de fevereiro (data de vencimento da cota única), diretamente no setor de Arrecadação Tributária da Prefeitura de Criciúma. Têm direito ao benefício de isenção: aposentados e pensionistas, pessoas de baixa renda ou inscritas no Bolsa Família, imóveis em área da preservação ambiental e locado a igrejas ou templos de qualquer culto, além de imóveis que funcionem como sede de instituições de assistência a pessoas portadoras de doenças graves.

O benefício é concedido pelo município aos contribuintes, desde que se enquadrem nos requisitos e prazos que constam na Lei Complementar Municipal n° 287/2018 e na Lei Complementar n° 305/2018. As informações e a lista de documentos que os contribuintes deverão apresentar estão disponíveis no site iptu.criciuma.sc.gov.br.

Para solicitar a isenção via protocolo digital, o contribuinte deve acessar o sistema G-doc (https://bit.ly/4hqJC6Y ) e seguir os seguintes passos: selecionar “Comissão de Isenção e Imunidade de Tributos”, clicar em “Isenção do IPTU” e selecionar o benefício ao qual tem direito. Depois disso, o cidadão deve preencher o Requerimento de Isenção, anexar todos os documentos solicitados e, por fim, clicar em “Solicitar” para finalizar o pedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *