Encerrando as comemorações pelos 71 anos de instalação do município de Sombrio, foi realizada no sábado, 5 de abril, uma missa em ação de graças na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. A celebração reuniu autoridades, servidores públicos e membros da comunidade em um momento de fé, gratidão e reflexão sobre a trajetória e os desafios do município.


A missa foi conduzida pelo padre Fábio Roque e contou com a participação da prefeita Gislaine Cunha, do vice-prefeito Jeriel Isoppo, de secretários municipais, vereadores e da tocata do Grupo Açor Sul Catarinense, que abrilhantou a cerimônia com músicas.
A prefeita Gislaine destacou o simbolismo do momento: “Mais do que comemorar, hoje viemos agradecer. A fé sempre esteve presente na caminhada do povo sombriense e é com esse mesmo espírito que seguimos, com humildade, coragem e união, construindo todos os dias uma cidade melhor para todos”, declarou Gislaine Cunha.


A missa marcou o encerramento oficial das atividades em homenagem ao aniversário do município, que contou com uma cerimônia com homenagens aos ex-prefeitos.
A emancipação político-administrativa de Sombrio ocorreu em 30 de dezembro de 1953, com a promulgação da Lei nº 133 pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, desmembrando o território de Araranguá.
A instalação oficial do município aconteceu em 2 de abril de 1954, data que marca o início da trajetória administrativa própria de Sombrio e que, desde então, passou a ser celebrada como o aniversário da cidade.