Em comemoração aos seus 50 anos de fundação, a Escola Municipal de Educação Básica Vila Nova, localizada na Rosa do Mar, realizou no sábado (5), um passeio ciclístico. O trajeto seguiu do pórtico da entrada de Bellatorres até a escola, reunindo inúmeros participantes, entre alunos, pais, professores e servidores da rede municipal de ensino.
Na chegada à escola foi realizado um abraço simbólico ao redor do prédio. Encerrando a programação, a diretora Joseane Teixeira Maciel prestou uma homenagem a professores, alunos e colaboradores que faleceram nos últimos anos. Foram lembrados: Bárbara Ferreira Porto, Leonardo Caetano, Carlos Jorge, Marilia Bof Nicolodi, Marcelo Baltazar Cardoso, Caio Hespanhol e Ana Clara Espindler Idalêncio. Em seguida, alunos soltaram balões em homenagem aos falecidos, simbolizando o afeto, a saudade e uma despedida repleta de amor e respeito.


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da secretária Janaina Scheffer, parabenizou todos os envolvidos pela organização e participação na atividade comemorativa. “Celebrar os 50 anos da Escola Vila Nova é reconhecer a importância de uma trajetória construída com muito esforço, dedicação e amor pela educação. Parabenizo cada professor, aluno, servidor e todas as famílias que fazem parte dessa história. Essa união entre escola e comunidade é o que fortalece a educação em nosso município e garante um futuro melhor para nossas crianças e jovens”, disse a secretária.
História
A EMEB Vila Nova foi fundada em 1975, funcionava em um galpão tendo como professora Maria Helena Gomes, .
Em 1977, a escola foi construída em madeira, contava com a professora Maria Salete Pacheco e a merendeira Magali Roldão e era vinculada ao município de São João do Sul.
Com a emancipação, passou a integrar a rede municipal de Passo de Torres. Atualmente, atende cerca de 840 alunos, da pré-escola aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, contando com aproximadamente 80 profissionais.

