O Prefeito de Araranguá Cesar Cesar, juntamente com o Secretário de Planejamento Emerson Almeida, a engenheira ambiental Fernanda Fascin Rosso, o engenheiro Guilherme Michels e a gestora de convênio Adriana Rosso, receberam na manhã desta terça-feira, dia 8, o Gerente Territorial e Urbano com Resiliência da Defesa Civil de Santa Catarina – Fernando Cesar Souza e o Coordenador Regional da Defesa Civil – Sargento Rodrigo Bonaldo Rafael, para discutirem as possibilidades de contenção da degradação das margens da beira rio, que há décadas assola a rua Rui Barbosa, no centro de Araranguá.
Na ocasião, o prefeito Cesar, expôs a complexidade e o alto custo da obra e as possibilidades para solucionar definitivamente o problema. Destacou ainda, quanto ao projeto de revitalização da via, bem como o projeto urbanístico previsto para o local.
“Este é um problema que não pode mais receber um tratamento paliativo, precisamos resolver definitivamente para podermos criar mais um equipamento turístico e de lazer em nossa cidade”, salientou o prefeito.
Para o gerente da Defesa Civil, Fernando Cesar, há uma possibilidade bem plausível da instituição viabilizar estruturas de “gabiões” para a realização da obra. Entretanto, isso depende de registro dentro do Sistema S2D, que gerencia e armazena dados de ocorrências de volumes elevados chuvas e suas consequências na área atingida.
Ainda segundo Fernando Cesar, “podemos ajudar e auxiliar o município a conquistar esta demanda de estruturas de gabiões, que é uma alternativa eficiente e que está ao nosso alcance”, conclui.
O prefeito também informou, que no mês passado contratou um equipamento adequado para a realização de filmagem subaquática, com apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Araranguá e filmaram a margem do rio que recebe o impacto da força das águas, essas que causam o assoreamento daquela área. Bem como, o georreferenciamento dos pontos mais críticos.
Ainda esta semana, a Construtora e Engenharia Castanhel deve iniciar a análise, sondagem e projeto técnico da obra, tudo acompanhado pelo Secretário de Obras, o engenheiro Cristiano Coral.