Sombrio foi reconhecido como um dos 15 municípios brasileiros que mais geraram oportunidades de emprego para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) entre 2023 e 2024. O município catarinense foi o único de Santa Catarina a conquistar o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, na categoria Inserção no Mercado de Trabalho, entregue pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em cerimônia realizada nesta terça-feira, 29 de abril, em Brasília.
A premiação valoriza municípios, estados e empresas que promovem geração de renda, qualificação profissional e empreendedorismo para famílias de baixa renda.
Em Sombrio, o resultado é reflexo de um trabalho intenso da Prefeitura Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e com parceiros, em ações que incluem cursos de capacitação, encaminhamento ao mercado de trabalho e apoio ao empreendedorismo.

“Esse reconhecimento é um reflexo de um trabalho que prioriza as pessoas e acredita na transformação pela oportunidade. Nossos programas são voltados para quem mais precisa, e essa premiação reforça que estamos no caminho certo”, afirmou a prefeita Gislaine Cunha, que também destacou a importância das parcerias: “Nossas ações são reforçadas através das empresas parceiras e de diversas instituições que caminham conosco para mudar realidades.”
Além de Sombrio, na região Sul, também foram premiados os municípios de Assis Chateaubriand (PR) e Seberi (RS). Santa Catarina, como estado, foi apontada como a unidade da região Sul que mais contribuiu com a geração de empregos para beneficiários do CadÚnico, ficando em terceiro lugar no ranking nacional.
O prêmio integra a agenda do Programa Acredita no Primeiro Passo, e busca reconhecer boas práticas que tenham como base a redução das desigualdades sociais. A categoria Inserção no Mercado de Trabalho premia ações que se destacaram pela criação de vagas e qualificação de beneficiários do CadÚnico, além da qualidade das iniciativas desenvolvidas.