Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Educação de Torres tem promovido um movimento em prol da melhoria da qualidade do ensino. Em reuniões periódicas com as equipes diretivas das escolas da rede, a pasta tem estruturado planos de ação focados no aluno, visando atingir os índices essenciais de aprendizagem e os resultados esperados nas avaliações de ensino.

A iniciativa coloca em destaque o aprimoramento da competência leitora e matemática, áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com essa premissa, as escolas têm elaborado seus próprios planos de ação, repletos de atividades e projetos inovadores para a recomposição das aprendizagens. Essas ações não só serão apresentadas à comunidade escolar local, mas, também, compartilhadas nas redes sociais, ampliando o alcance e o impacto das boas práticas.

Na última sexta-feira, 30 de maio, a secretária Rosa Lummertz visitou algumas escolas, onde teve a oportunidade de conhecer de perto a implementação desses projetos. O grande destaque foi a EMF Mampituba, que, através de sua diretora Jocélia Espíndula, apresentou o Projeto Re(compor).

O Projeto Re(compor) foi cuidadosamente elaborado para formar um todo coeso, onde diferentes partes se unem para criar algo maior e mais significativo. Ele busca não apenas recompor lacunas de aprendizagem, mas também incentivar a criação, a produção e a harmonização do conhecimento.

Seus objetivos são claros e direcionados:

  • Para o 2º ano: O projeto se concentra na alfabetização, com um trabalho dedicado a grupos menores de alunos, organizados conforme seus níveis de leitura e escrita. Essa abordagem personalizada visa atender às necessidades individuais de cada criança.
  • Para o 3º ao 9º ano: O foco é a recomposição de aprendizagens para alunos que apresentam defasagem na competência leitora e nas habilidades básicas lógico-matemáticas. O projeto busca oferecer um suporte consistente para que esses estudantes possam superar suas dificuldades.

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