A Caixa Econômica Federal liberou a partir desta segunda-feira (28) empréstimos para pessoas que estão com dívidas atrasadas e com o nome sujo. Microempreendedores individuais também podem realizar o empréstimo.
Para pessoas físicas o empréstimo pode ser de até R$ 1 mil, com taxa de juros de 1.95% por mês. O empréstimo pode ser quitado em até 24 meses. Mas para ter acesso ao valor, é necessário exercer alguma atividade produtiva ou de prestação de serviços. O empréstimo pode ser pedido pelo celular através do aplicativo “Caixa Tem”.
No caso de microempreendedores individuais, o empréstimo pode ser no valor de até R$ 3 mil, com taxa de juros de 1.99% ao mês.
O prazo para quitar a dívida também é de 2 anos. É necessário procurar uma agência para realizar o empréstimo.
Para o professor de finanças Fábio Gallo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o valor pode ser uma boa oportunidade para limpar o nome e organizar as finanças.
“Mesmo que seja uma família com bastante dificuldades financeiras é uma oportunidade para tentar se organizar um pouco. Saber realmente o que está devendo, quanto e como vai utilizar esse dinheiro para sair de uma situação bastante ruim para poder, se possível, tirar o seu nome do negativo, né”, afirma.
Crédito consignado e Auxílio Brasil
As pessoas que recebem o Auxílio Brasil também poderão tomar empréstimos tendo o benefício como garantia. Contudo, essa alternativa ainda demanda um detalhamento das regras pelo Ministério da Cidadania.
“Para os beneficiários do Auxílio Brasil, não há análise de crédito e todos os bancos podem operar. O limite de desconto é de 40% do benefício. Mas ainda depende da regulamentação do Ministério da Cidadania, o que significa dar limites de prazo, de juros e a própria habilitação das instituições financeiras”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.