Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão ser alcançados por um ciclone extratropical entre terça (3) e quinta-feira (5) da próxima semana. A intempérie tem potencial para causar fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e agitação marítima, com ressaca na costa dos dois estados.
O ciclone extratropical atingirá todo o território gaúcho, mas será mais intenso no Litoral, na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Na região de Torres, a previsão é de que as rajadas de vento alcancem entre 70 km/h e 100 km/h, alerta a meteorologista Carine Gama.
As chuvas mais extremas devem se concentrar no litoral sul e na serra de Santa Catarina, tendo Criciúma como um dos focos. A partir dessa localização geográfica do fenômeno, para o território gaúcho, a previsão é de que as maiores precipitações caiam sobre a metade norte do Estado.
O ciclone extratropical, área de baixa pressão atmosférica, formou-se entre a Argentina e o Paraguai e está se movendo em direção às costas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O evento não cumpre os requisitos, até o momento, para ser classificado como ciclone bomba, destaca a meteorologista do Climatempo.
Fonte: Gaúcha ZH