Timbé do Sul será a sétima cidade a receber o lançamento, que ocorre a partir das 19h30min neste segunda-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores
Com uma bela paisagem e situado entre vales, montanhas e cânions, Timbé do Sul é um dos destinos de ecoturismo do Sul catarinense. A cidade, agora, irá dar um passo importante já que inicia nesta segunda-feira, dia 9, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico.
A proposta da Unesc, do Sebrae/SC e da Amesc é potencializar a economia do município. O plano está sendo elaborado para cada uma das 15 cidades do Extremo Sul Catarinense. Timbé do Sul será a sétima a receber o evento de lançamento, que ocorre a partir das 19h30min neste segunda-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores do município.
Este evento é um convite para que os moradores do município participem da elaboração do documento. Depois disso, é realizado o workshop, momento em que os habitantes apresentam as suas ideias e sonhos. Após estas etapas, o documento será entregue em novembro deste ano.
Momento histórico para o Extremo Sul
Conforme a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, este é um momento histórico para a Universidade e para Extremo Sul e propício para o debate sobre o futuro das cidades.
“A Amesc tem muitos potenciais, com uma história linda de imigrantes que chegaram aqui, construíram as suas trajetórias e que agora, com as suas famílias, suas histórias, precisam construir novos legados, novos projetos. Nós estamos aqui com o Sebrae/SC para poder desenvolver esta região não somente entre quatro paredes, mas envolver todas as pessoas que querem construir os seus projetos de vida para os próximos dez anos”, conta.
Antes de Timbé do Sul, receberam o evento de lançamento, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Meleiro, Balneário Gaivota e Morro Grande. O próximo ocorre em Jacinto Machado, na próxima quinta-feira, dia 12.
Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades.
Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta.
“Tem sido muito positivo o desenvolvimento dos Planos Municipais. A adesão nas cidades tem sido importante. As informações levantadas ao longo de todo o processo e nas análises irão nortear as ações a serem realizadas em um curto, médio e longo prazo. Desta forma teremos um crescimento, a partir de cada município, trabalhando suas forças”, pontua o prefeitor de Timbé do Sul e presidente da Amesc, Roberto Biava.
Confira os passos até a conclusão dos Planos:
1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.
2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;
3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;
4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.