O senador e candidato ao governo pelo Progressistas, Esperidião Amin, acompanhado do vice Dalírio Beber (PSDB) e também pelo candidato ao senado Kennedy Nunes (PTB) esteve, na noite desta última terça-feira, 13, participando de uma sabatina organizada pela Associação Empresarial de Lages (ACIL). Democraticamente, a entidade disponibiliza o espaço para que os candidatos interessados possam apresentar suas propostas e ouvir o que a classe empresarial tem a questionar. Aliás, uma cartilha única contendo os principais pleitos levantados pelas demais associações empresariais da Serra Catarinense é entregue no final do encontro. Assim, sem atuar de forma partidária, mas também se utilizando da política, as entidades buscam dentro da democracia dar ouvidos ao contraditório e a pluralidades das opiniões. Entre as principais reivindicações na pauta, a atenção à infraestrutura, em especial à BR 282, com a construção de terceiras pistas; anel viário em São Joaquim; duplicação em pontos da BR 116; asfaltamento da rodovia SC 284 entre Palmeira e Correia Pinto; continuidade do asfaltamento da Coxilha Rica, ligando a São Joaquim; implantação de uma unidade da Central de Abastecimento do Estado de SC (Ceasa), entre outras questões pontuais. Amin se comprometeu, se eleito, atender às reivindicações.
Voz Única
A cartilha Voz Única reúne as principais reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina. Neste ano, a Facisc e as Associações Empresariais de todo estado levantaram 744 demandas, destas, foram eleitos 60 itens que serão monitorados para acompanhamento da evolução. Além desta Ciclo de Apresentação de Candidatos, a ACIL e a Facisc, nos encontros em Lages, entregam a cartilha impressa aos candidatos, que terão a oportunidade para expor suas intenções em relação aos temas propostos.
Moisés no Sul
Moisés e Ponticelli/Foto: Assessoria
Num registro curioso, que somente na política é possível ver, um histórico progressista, o prefeito Joares Ponticelli, ao lado do governador e candidato à reeleição ao Governo, Carlos Moisés (Republicanos). Foi durante a passagem do dirigente licenciado pelo Sul do Estado, na última segunda-feira (12). Pela região, Moisés cumpriu roteiro em alguns municípios, entre eles, Tubarão. Segundo informações, esteve em cidades que foram e estão sendo contempladas com recursos, e dito por Moisés, antes sonegados por governos anteriores. Ao visitar pontos estratégicos, o candidato esteve acompanhado pelos prefeitos de Tubarão, Joares Ponticelli, e de Laguna, Samir Ahmad. No entanto, não desfaço aqui a aliança de prefeitos com o governador licenciado. Tais gestores destes municípios sulinos, têm suas razões pela opção eleitoral.
Voz das pesquisas regionais
A forte presença e valorização do governador licenciado Carlos Moisés no Sul, foram demonstradas por uma pesquisa regional, na Região Carbonífera, divulgada nesta terça-feira (13), num levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), em que coloca o gestor à frente das intenções de voto. Na Região, Gean Loureiro (UB), com baixo percentual, em quinto, atrás de Décio Lima (PT), contrariando as demais pesquisas estadualizadas. E, por falar nisso, em outra pesquisa regional, feita em Chapecó, no Oeste do Estado, também divulgada nesta terça, em levantamento realizado pelo Instituto Tulipa, estampa Gean disparado à frente, e Carlos Moisés, em quarto, também atrás do petista Décio Lima. São apontamentos válidos, embora localizados. Porém, demonstram a real intenção de voto em regiões importantes, e que, no dia das eleições, podem influenciar no resultado das urnas. Momento em que se saberá qual região fez a melhor escolha.