Buscas por pessoas soterradas em veículos ultrapassam 40 horas
As buscas para encontrar vítimas embaixo da montanha de terra que desabou na BR-376, em Garuva (PR), já ultrapassam 40 horas. O deslizamento aconteceu na noite de segunda-feira, dia 28, devido às chuvas que não dão trégua e dificultam os trabalhos das forças de segurança.
A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta afirmando que a parte da pista atingida pode desabar. Isso torna o trabalho de resgate ainda mais delicado e demorado. Familiares reconhecem por meio de fotos e vídeos os veículos que estão soterrados e aguardam notícias das vítimas. Uma pessoa já foi encontrada morta.
Segundo boletim emitido pelo Corpo de Bombeiros na noite dessas terça-feira, dia 29, no local da ocorrência a chuva é constante, momentos sem chuva foram poucos durante todo o dia, assim o atendimento da ocorrência torna-se cada vez mais complexo, devido ao perigo iminente de novos deslizamentos.
Para a segurança das equipes que atuam no local geólogos foram acionados para apoiar no monitoramento e orientação.
Maquinários trabalham na remoção do material deslizado na pista. Durante a tarde dessa terça-feira, em um período de trégua da chuva no local, foi realizada uma verificação nos veículos que se encontravam na superfície, sendo descartado vítimas no interior desses veículos.
Ainda não se sabe a quantidade de veículos envolvidos na ocorrência, devido a possibilidade de veículos soterrados. Equipes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estão no local auxiliando nos trabalhos, inclusive com cães farejadores.
As Forças-Tarefas do Corpo de Bombeiros são compostas por bombeiros militares, treinados e equipados para o atendimento imediato de ocorrências complexas e especializadas. Esses bombeiros possuem cursos como: deslizamento, resgate veicular, inundações e enxurradas, salvamento em altura, estruturas colapsadas, entre outros cursos.
Com informações: ND+ e G1