No próximo domingo Jorginho Mello cumprirá o ritual oficial da posse
O governador diplomado Jorginho Mello (PL) completa esta semana a composição de seu secretariado. No próximo domingo cumprirá o ritual oficial da posse, com a solenidade na Assembleia Legislativa, seguida de ato no Teatro Pedro Ivo Campos para transmissão de cargo pelo atual governador Carlos Moisés.
Uma transição que teve algumas singularidades. A primeira está na falta total de sintonia entre o governador que sai e o governador que entra. Jorginho e Moisés não se encontraram. E outro fato inédito, o atual governador não compareceu na solenidade de diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Na véspera de Natal, Jorginho Mello anunciou mais três nomes do primeiro escalão. Manteve as mesmas características dos secretários já divulgados, com preponderância da formação técnica e da experiência na área. Juliano Froehmer, novo Secretário de Articulação Internacional, tem formação acadêmica da área no Brasil e no exterior e larga atuação profissional em comércio exterior. Peça chave, considerando que a gestão Moisés não realizou uma única missão internacional para promoção dos produtos catarinenses e ampliação da balança comercial.
O novo comandante do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Fabiano de Souza, tem também formação acadêmica em Direito, especialização em gestão pública e larga atividade profissional na PM. A nova presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, formada em Pedagogia, integra os quadros da entidade há 27 anos e preside o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Expectativas agora se concentram na indicação dos novos Secretários da Infraestrutura e da Casa Civil.