O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta a população a manter as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

De acordo com a diretora de Saúde, Michele Gonçalves, a colaboração da comunidade é decisiva para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Entre o ano passado e este, foram identificados 07 focos do mosquito em nosso município, sendo dois este ano. Estes números trazem um alerta, por isso pedimos a colaboração da comunidade, pois a única forma de evitarmos a proliferação da doença é através da prevenção” relata.

Para mobilizar e orientar a população, o Departamento de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, devem iniciar algumas ações, em escolas, comércios e ainda uma campanha de arrecadação de pneus. “Nas escolas realizaremos palestras educativas. Já nos comércios, além da visita de orientação, vamos fixar um cartaz com orientações de prevenção. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os cuidados para evitar a transmissão da Dengue”, explica a agente de endemias, Géssica Policarpi Prado.

Armadilhas

A Vigilância Epidemiológica define alguns pontos estratégicos do município para instalar as ‘armadilhas’. Segundo a agente de endemias, entre os locais estão ferro velhos, borracharias, cemitério, floriculturas, entre outros comércios/pontos. “As armadilhas são visitadas a cada 7 dias e quando é constatado um foco do mosquito, nos delimitados o local e são visitadas todas as propriedades numa área de até 300 metros ao redor do foco”, detalha Géssica.

Cuidados

O mosquito Aedes Aegypti, além da dengue também é transmissor da chikungunya e zika vírus. Para impedir que o Aedes Aegypti se reproduza, bastam cuidados simples e que fazem toda a diferença. Para isso, deve-se evitar deixar água parada, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, calhas, caixas d’água e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *