Na tarde desta segunda-feira, 20 de março, os representantes do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul estiveram em reunião com o secretário de Estado do Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, com a deputada federal, Júlia Zanatta, com o senador, Jorge Seif e com a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, na Secretaria Estadual de Turismo, em Florianópolis, para tratar da parceria entre o Geoparque e o Governo do Estado. O presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica), liderou o grupo que participou da reunião.
A reunião teve como pauta principal consolidar ainda mais a parceria entre o Geoparque e o Governo do Estado, além de solicitar apoio para projetos importantes ao desenvolvimento do turismo sustentável no território. Também foi apresentado o Geoparque e mostrado a importância desse incentivo ao turismo no sul de Santa Catarina.
Durante o encontro o presidente, Fanica, destacou que o território está vivendo um crescimento muito grande do turismo pela visibilidade do Geoparque após a chancela. Hoje, todos acreditam muito mais no desenvolvimento da região e o apoio do Governo do Estado é fundamental para conseguir fortalecer e expandir o turismo na região. Foi apresentado um ofício solicitando a construção da sede do Geoparque.
Fanica também salientou que o secretário Evandro, intervisse nas questões da pavimentação da Serra do Faxinal, e na pavimentação da SC-108, nas quais são obras que não podem parar, são de extrema importância para o acesso, que interliga os municípios, nos quais são consorciados frisando sempre a importância dos investimentos no estado no sul de Santa Catarina.
Estavam presentes representando Praia Grande o secretário de Cultura do município, Kauê Bellettini e representando a Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), o coordenador de Turismo e Cultura, Jorge Scandolara Jr. O prefeito Fanica participou da reunião acompanhado pelos prefeitos, Clério Daniel Olivo, de Morro Grande, e Roberto Biava, de Timbé do Sul. Secretários municipais, assessores e integrantes da equipe técnica do Geoparque também acompanharam a reunião.