Para garantir reforço de conteúdo por conta das dificuldades de aprendizado causadas durante a pandemia, a Secretaria de Estado da Educação (SED) articulou duas ações prioritárias para a rede estadual neste segundo semestre letivo. A primeira já está em andamento: aulas na TV aberta para todos os alunos como complemento pedagógico ao ensino realizado em sala de aula, por meio dos canais EducaSC.
A segunda é realizar o apoio pedagógico no contraturno escolar, ação que está sendo orientada pela SED junto às unidades escolares. O objetivo é ofertar novas oportunidades de aprendizagem aos cerca de 110 mil alunos que tiveram muita dificuldade nos estudos ou não responderam às atividades no primeiro semestre letivo de 2021.
Dessa forma, o professor do apoio pedagógico deverá planejar aulas, atividades escolares e plantões de tira-dúvidas que podem estar articulados à programação das aulas na TV. O estudante deverá realizar a devolutiva das atividades, quinzenalmente, ao professor.
Cada escola-polo deve ofertar o apoio pedagógico todos os dias da semana na modalidade virtual para todas as disciplinas, como explica a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Hermes Cobra: “O apoio pedagógico é uma forma de ampliar a aprendizagem para os estudantes que mais foram impactados com as aulas não presenciais durante a pandemia. O foco é nas habilidades de leitura, escrita, interpretação de textos e cálculo, que são a base para todas as disciplinas do currículo, tanto do Ensino Fundamental quanto Médio”.
Aulas na TV
As aulas na TV são transmitidas 24 horas por dia para todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Santa Catarina, desde o dia 16 de agosto. A programação das aulas é disponibilizada previamente no portal EducaSC e no site da SED, podendo ser acessada pelas famílias, estudantes e escolas.
Enquanto o canal .2 transmite aulas para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, o canal .3 exibe conteúdos voltados aos alunos do 8º do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A transmissão das aulas é feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.
Para ter acesso aos conteúdos gratuitos, basta sintonizar a televisão nos seguintes canais, por região:
– Joinville: 8.2 e 8.3;
– Blumenau: 10.2 e 10.3;
– Itajaí: 7.2 e 7.3;
– Florianópolis: 4.2 e 4.3;
– Criciúma: 25.2 e 25.3;
– Chapecó: 10.2 e 10.3;
– Joaçaba: 26.2 e 26.3;
– Xanxerê: 3.2 e 3.3.