Distante da Capital Federal, o presidente Lula em viagem a Portugal desde a última sexta-feira (21), segue para a Espanha com previsão de retornar ao Brasil na quarta-feira (26). Assim, longe dos olhos dele e não conseguindo entender até mesmo perguntas em português, o Presidente segue tentando se desviar dos conturbados fatos do País. No entanto, chegou a dizer que não vai interferir mais na criação da CPMI. No entanto, Lula deverá chegar bem em meio aos acontecimentos pesados. É que na quarta-feira está prevista a primeira sessão conjunta do Congresso Nacional, ocasião em que deverá ser lido o requerimento para a instalação da esperada CPMI do 8 de janeiro. Fato que deveria ter ocorrido na semana passada, dia 18. A briga agora será para ver quem deverá ocupar a presidência e a relatoria da Comissão. A bancada aliada do Governo requer o comando integral.
Inclusão de pinhão na alimentação escolar em SC
Marquito e Saretta / Foto: Suzana Rigo
O deputado Neodi Saretta apresentou um Projeto de Lei, que também foi assinado pelo deputado Marquito, propondo a inclusão do pinhão e seus derivados produzidos pela agricultura familiar, economia popular solidária e pelos empreendimentos familiares rurais do Estado de Santa Catarina na alimentação escolar da Rede Estadual de Ensino. O objetivo é aproveitar as propriedades nutricionais do pinhão e estimular a agricultura familiar e a economia popular solidária, além de proteger os pequenos produtores de pinhão do estado. Segundo apontam, o pinhão é um alimento rico, delicioso e que faz parte da nossa cultura há centenas de anos. Enquanto poder público, é preciso pensar sempre nos povos e comunidades tradicionais, que trabalham, tem sua renda através do pinhão, mas também protegem o bioma e valorizam a cultura agroalimentar. Porém, a proposição ainda depende da aprovação de um Projeto de Lei.
Sonho de ter a Rota Caminhos da Neve pavimentada está mais próximo
Nova Ponte das Goiabeiras / Foto: Wagner Urbano
A Rota Caminhos da Neve (BR 438) é considerada fundamental para o incremento turístico da Serra Catarinense. Um sonho de 40 anos está para ser concretizado. Imagina-se uma viagem saindo de Florianópolis e chegando a Gramado (RS). No trajeto, paisagens deslumbrantes. A possibilidade da completa pavimentação, agora, passou a ter caráter legal. Recentemente, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, aprovou projeto de lei que torna oficial o roteiro rodoviário entre os municípios de São Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS). Com tudo pronto, a estimativa do desenvolvimento econômico será inestimável para a região.
Méritos à senadora Ivete da Silveira
Senadora Ivete Silveira – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Na condição de relatora do PL 1.931/2029, com o trabalho da senadora catarinense Ivete da Silveira, está criado o Roteiro Turístico Caminhos da Neve, complementado pela necessidade de que o trajeto seja completamente pavimentado. Há um pequeno trecho em Santa Catarina, de aproximadamente oito quilômetros, e do lado gaúcho, mais 30. A ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas, e que liga os dois estados deverá ser inaugurada dentro de no máximo três meses. As comunidades terão um ganho econômico a ser facilitado pela estrada, depois de pronta. O passo agora e obter a votação em plenário e depois esperar pela sanção. A expectativa é de que o processo não demores, embora não tenha prazo. Depois, resta correr atrás dos recursos para a pavimentação.
Pontos…
- Semana promete – Em Brasília, depoimentos de autoridades à Polícia Federal envolvendo os atos de 8 de janeiro, movimenta a semana. O vazamento de gravações envolvendo a participação do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Gonçalves Dias, carece de mais esclarecimentos;
- Omissão – O fato recente revela possível omissão, conivência e incentivo de autoridades de peso ligadas ao governo, no episódio de vandalismo, e que endossam o pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). O envolvimento de agentes do próprio Executivo assusta o Planalto;
- Suspeito – Também deverá ser ouvido esta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a respeito dos atos de 8 de janeiro. A oitiva está agendada para quarta-feira (26), na sede da Polícia Federal, em Brasília. A determinação é do ministro Alexandre de Moraes, ao atender pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR. Bolsonaro é considerado suspeito de ser autor intelectual dos atos de vandalismo e que depredaram os Três Poderes.