Sessão solene do parlamento catarinense aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 20, no auditório Ruy Hulse, da universidade, em Criciúma
Com mais de 13 mil alunos, conceito máximo do Ministério da Educação, o MEC, internacionalizada, a melhor universidade não estatal de Santa Catarina, e uma das 20 melhores do país, além figurar entre as melhores da América Latina. É assim que a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, a Unesc, chega aos 55 anos nesta quinta-feira, dia 22.
Genuinamente comunitária e com importante papel no desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina, a instituição foi homenageada na noite desta quarta-feira, dia 21, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no auditório Ruy Hulse, da universidade, em Criciúma. “O papel da Unesc, a nossa universidade, na transformação social é impecável. A universidade existe para produzir conhecimento, articular saberes, formar cidadãos críticos, profissionais e lideranças intelectuais. Esta sessão solene é também uma reflexão sobre a importância da universidade para a comunidade”, destaca o deputado Rodrigo Minotto, que foi o proponente da sessão.
Por ser uma Universidade Comunitária, a Unesc tem no seu DNA as atividades de extensão, aquelas que, das mais diferentes formas, levam cidadania e conhecimento da academia diretamente para a comunidade. “A força da equipe, extremamente engajada com a missão da universidade que é de formar excelentes profissionais e contribuir com o desenvolvimento das nossas cidades, essa missão que está imbuída em cada colaborador e colaboradora da nossa Unesc, também reflete em nossos estudantes conferem à universidade essa força e reconhecimento que ela tem, que ultrapassa os limites da cidade, do estado e do país, com pesquisa e pós-graduação de excelência reconhecidas no mundo. A Unesc não tem dono, ela é de todos, é um patrimônio da região”, sublinha a reitora Luciane Ceretta, que está em seu segundo mandato e que em agosto completa 30 anos de Unesc.
Mundo de oportunidades
Atualmente, a Instituição conta com mais de 300 projetos vinculados, 21 programas vigentes, 800 acadêmicos bolsistas e mais de 70 acadêmicos voluntários, 75 cursos de graduação presencial e EaD, 51 cursos de especialização, oito programas de mestrado e cinco de doutorado. Temos muito a celebrar. Uma história que nasceu do anseio da comunidade e que hoje entrega a esta mesma comunidade um mundo de oportunidades. “A Unesc se transformou como a região se transformou, esse posicionamento de referência, em diferentes dimensões acadêmicas, se dá pelas pessoas que fazem essa história acontecer todos os dias. A Unesc é mais que prédios, é alma, é movimento com pessoas protagonistas do próprio saber. Temos muito a celebrar. Uma história que nasceu do anseio da comunidade e que hoje entrega a esta mesma comunidade um mundo de oportunidades”, acrescenta a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
Localizada em uma área de 190 mil metros quadrados, a Unesc conta com 155 laboratórios de ensino, 94 grupos de pesquisa certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 404 projetos de pesquisa. Os atendimentos à população também são evidenciados por meio das clínicas integradas, que atendem, em média, 150 mil pessoas por ano.