Com a presença confirmada de Ratinho Jr e Kassab, entre outras lideranças expressivas, o PSD discute o protagonismo de SC, a partir das 19 horas, desta segunda-feira (26), na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), no Primavera Garden, em Florianópolis. Estão sendo esperadas perto de 400 lideranças. O foco do encontro está alicerçado na tecnologia e na inovação. O painel, que será mediado pelo deputado estadual Mário Motta e coordenado presidente estadual do PSD, Eron Giordani, irá promover, no final, um ato de filiações de prefeitos e lideranças na sigla. Por contar com a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados (42 integrantes), mais 14 senadores, e três estaduais em Santa Catarina, o partido ainda está inserido no governo Lula, ocupando três ministérios, é que o partido que assumir o protagonismo político, a partir das eleições municipais do ano que vem. O evento terá transmissão pelas redes sociais e YouTube do partido, já que o número de inscritos atingiu o limite de capacidade do local.
Semana decisiva na vida política do ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro / Foto: Isac Nóbrega/PR
As atenções na semana devem focar para a retomada do julgamento da inelegibilidade ou não de Jair Bolsonaro, no Tribunal Superior Eleitoral. Praticamente ninguém espera outro resultado, senão a condenação, e tirá-lo de qualquer disputa eleitoral, pleito por oito anos. Como analista político, uma situação quem nem precisaria estar acontecendo. Porém, a Justiça Eleitoral há muito tempo tem demonstrado posição, ao tomar decisões punitivas, justamente aos ligados à dita direita. E digo mais. Bolsonaro inelegível ou não, continuará com muita força, ou até maior ainda. Ao que parece, quem o julga, não entendeu que o movimento bolsonarista ou conservador, vai muito além da condição política do homem. É a minha visão. Bolsonaro é acusado de uso indevido dos meios de comunicação e abuso do poder político. O julgamento está marcado para ser retomado na próxima terça-feira, 27, a partir das 19h.
Demandas da AMMOC
Foto: Eduardo Valente / SECOM
O governador Jorginho Mello (PL) esteve na última sexta-feira (23), no Meio-Oeste, em mais uma reunião com gestores municipais, através do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você. Juntamente com a equipe de trabalho, ele esteve na Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), ocasião em que recebeu as demandas e projetar investimentos junto aos 12 prefeitos da região. Assim como tem feito, conversou individualmente com cada um dos prefeitos, e sinalizou quais as obras que terão investimentos imediatos do Governo, principalmente, os ligados à infraestrutura. Na mesma oportunidade, o governador anunciou investimentos de R$32,3 milhões no saneamento dos municípios da Região.
Pontos…
- Setor turístico – O turismo catarinense prevê geração de 5 mil novos empregos formais até o fim de 2023, totalizando 163 mil oportunidades no setor. Os números estão se aproximando do período de pré-pandemia e constam no Almanach, sistema de inteligência turística desenvolvido pela Secretaria do Turismo de Santa Catarina (Setur). Em 2020, por causa da pandemia, o setor turístico de Santa Catarina foi um dos mais impactados, com um déficit de aproximadamente 20 mil empregos;
- Saneamento I – Pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) apontou Santa Catarina como o segundo pior estado em tratamento de esgoto do Brasil, atrás apenas do Piauí. De acordo com o levantamento, 12% da população urbana tem saneamento adequado. A Casan, empresa que administra o esgoto, apresenta um percentual um pouco melhor, de 15%;
- Saneamento II – Foi justamente para buscar alternativas e aprofundar a reflexão para mudar esse quadro que especialistas se reuniram na noite de sexta-feira (23), na Assembleia Legislativa, para debater o tema “Saneamento Ecológico: soluções baseadas na natureza e saneamento ecológico”. O evento fez parte da agenda desenvolvida durante todo o mês de junho para marcar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.