Atuais campeões de SC fizeram releitura da emblemática foto do lendário time de 1991 em cima de um trem
“Em campo a máquina do campeão”. Esta era a chamada da capa, do Diário Catarinense, do dia 11 de junho de 1991, que acompanhava a foto de parte do time do Criciúma em cima de um trem, no trilho. A foto icônica, de autoria de Luiz Machado, anunciava que naquela noite, o Tigre receberia do Internacional, de Porto Alegre, as faixas de Campeão da Copa do Brasil, conquistada nove dias antes em cima do rival Grêmio.
A foto registrada na Estação de Manobras da Rede Ferroviária Federal, hoje Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, no bairro Pinherinho, com Adilson Gomes, Soares, Grizzo, Evandro, Sarandi e Itá, foi reproduzida há poucos dias com parte do time que deu ao Criciúma o título de Campeão Catarinense de 2023: Felipe Mateus, Arilson, Éder, Marquinhos Gabriel, Gustavo e Rodrigo.
A imagem, reproduzida pelo fotógrafo Perraro, que se juntará à registrada em 1991. Ambas vão estampar um copo que será comercializado para os torcedores. A ação repercutiu e movimentou as redes sociais, nesta segunda-feira, dia 03, mexendo na memória afetiva da massa carvoeira. “Lembro que essa foto foi feita em um momento que atravessávamos uma excelente fase e era para uma publicação importante”, recordou o capitão do time à época, Luis Antonio Sartoretto, o Itá.
Não se sabe ao certo de onde teria vindo a inspiração para a emblemática foto de Luiz Machado. Entretanto, é possível que além da força do time de 1991 e da atividade que impulsionou a economia e assim como o time projetou a cidade para o Brasil, a inspiração tenha vindo também da banda norte americana The Beach Boys, em foto de 1965. Nela os integrantes da banda de Pop Rock estão posicionados, como os atletas tricolores em cima de um trem.