Beatriz Maria Clezar Borges, foi a 1° mulher a eleger-se vereadora da cidade de Praia Grande em 1989 e em 1993 foi reeleita.
Em agosto de 1945 Júlio Pedro Clezar e sua esposa Maria Olívia mudaram-se para a cidade de Praia Grande. Maria Olívia grávida de 6 meses de Beatriz Maria Clezar, aquela que seria a 1° mulher a eleger-se vereadora de Praia Grande. Beatriz, caçula de 3 irmãs nasceu no último dia daquele ano de 1945. Os pais de Beatriz, foram os fundadores da fábrica de fogões Clema em 1949.
Mesmo tendo nascido numa família privilegiada, Beatriz percebeu desde cedo as dificuldades e os problemas sociais que sua cidade enfrentava e dedicou sua vida na luta contra as desigualdades sociais. Muito jovem já demonstrava sua determinação, inteligência e coragem. Casou-se com Ari Pedro Borges que por dois mandatos foi Prefeito de Praia Grande e como 1° dama desenvolveu inúmeros e marcantes trabalhos sociais.
Foi Professora e Bancária e eleita Vereadora em duas legislaturas, 1988 com 180 votos pelo Partido PDS e 1992 com 228 votos, também pelo Partido Democrático Social. Foi uma Praiagrandense que honrou sua cidade, votando e criando leis que tornaram Praia Grande uma cidade melhor para se viver.
Em agosto de 2006 a Câmara de Vereadores sob a Presidência de Francisco Lummertz votou por unanimidade uma lei onde o Plenário da Câmara, passou a chamar-se Vereadora Beatriz Maria Clezar Borges.
🎞️Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
📸Fotos: Acervo Municipal e Acervo Particular Michelle Clezar
📚Fontes Consultadas: Livro Brumas dos Canyons.
📝Redação: Kauê Mateus Bellettini.