Um inquérito policial militar aberto para investigar os responsáveis por proteger o planalto no 8/1 aponta indícios de responsabilidade da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, que integra a pasta do GSI.
As investigações apontam que se houvesse um planejamento adequado do desgoverno do lula, seria PERFEITAMENTE POSSÍVEL ter evitado a invasão ou minimizado os estragos.
Diz uma parte do documento: “no âmbito do GSI, ‘resta evidente’ que ‘o planejamento, o acionamento e o emprego’ de militares ‘no tocante às ações ligadas à manutenção da integridade física do Palácio do Planalto e adjacências’ cabe à secretaria“.
Segundo consta também na investigação, a responsabilidade de acionar o Exército era da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial. Dessa forma, os militares ficaram livres de quaisquer acusações.
Lembrando que Flávio Dino NEGOU à CPMI o acesso das câmeras de vigilância do ministério da justiça, mesmo que a presidência da comissão tenha aprovado o requerimento que pediu acesso às imagens. É evidente que a oposição já está trabalhando para reverter mais esta arbitrariedade do Dino, mas a pergunta é: pq o nosso estimado ministro da justiça não está colaborando para que tudo que ocorreu no fatídico 8 de janeiro seja esclarecido?