Temperaturas não sobem muito e devem ficar entre 17 e 26°C
Nesta quarta-feira, dia 13, a chuva e os temporais retornam para todas as regiões de Santa Catarina, iniciando pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Durante a tarde e à noite a chuva se estende, devido a uma frente fria e um sistema de baixa pressão, que no decorrer do dia se intensifica, dando origem a um Ciclone Extratropical no mar entre SC e o RS, entre a noite e a madrugada da quinta-feira, dia 14.
Associados aos temporais podem ocorrer chuva intensa, rajadas fortes de vento e granizo. Vento de norte/noroeste com intensidade moderada e rajadas entre 50 e 70 km/h. As temperaturas não sobem muito e devem ficar entre 17 e 26°C. O mar fica agitado no final do dia, com ondas virando para sudeste entre 1,0 e 1,5m e picos de 2,0 a 2,5m.
A quinta-feira, dia 14, começa com condições para chuva fraca e isolada do Meio-Oeste ao Litoral Sul, devido ao giro do ciclone no mar, que desloca umidade para o continente. No decorrer da tarde o tempo estabiliza, com o afastamento do ciclone para alto mar e o avanço de uma massa de ar seco e frio, que firma o tempo e declina bruscamente as temperaturas.
No Litoral Sul existe a chance de ocorrer rajadas de vento que variam entre 60 e 80km/h. As temperaturas caem no decorrer do dia e as mínimas ocorrem à noite, ficando abaixo de 5°C na Serra e entre 6 e 12°C nas demais regiões. O mar fica muito agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0 a 3,5m, com risco de ressaca.
A semana termina com tempo firme e seco e com predomínio de sol em todo o estado na sexta-feira, dia 15. A massa de ar seco, com centro sobre o estado, favorece essa estabilidade e também deixa as temperaturas baixas, principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, e a umidade relativa do ar baixa no período da tarde.
As temperaturas diminuem ainda mais, se comparadas ao dia anterior, com mínimas entre 5 e 8°C. Há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado. À tarde as máximas variam entre 16 e 22°C no estado. A agitação do mar diminui, mas ainda permanece com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m e picos de 2,5 a 3,0m.
Informações: Defesa Civil