A EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, é o principal parceiro de agricultores(as) de Santa Catarina para o desenvolvimento na área agrícola. Em Praia Grande, no início do século XXI, agentes da EPAGRI chegaram com uma série de novidades que visavam ajudar produtores e produtoras em seus cultivos.
Uma amostra disso foram os cursos de Biofertizantes na comunidade de Mãe dos Homens em novembro de 2004, que tratou de estimular e ensinar agricultores(as) na produção e uso de fertilizantes orgânicos. Outro curso na mesma época foi o curso Sigatoka Negra: Estratégias de Controle, ministrada por Sebastião Pinheiro na sala da pastoral em Praia Grande, também em 2004.
Segundo Silvio Daufenbach, que foi um dos agentes da EPAGRI: “Na época a sigatoka apavorava os agricultores e instituições. Nossa preocupação era alternativas às pulverizações excessivas e erradicações de bananais e plantas nativas (Caetés, por exemplo), que não podiam ser controladas quimicamente, preconizadas pelos órgãos de pesquisa”.
Todas essas oficinas contribuíram para o maior entendimento da produção e de usos sustentáveis de fertilizantes e defensivos agrícolas. Por último, em junho de 2005, foi realizado um curso de Educação Ambiental para agentes de saúde (o círculo de bananeiras) na Vila Rosa, com o objetivo, entre outros de conscientizar agentes da saúde em práticas ecológicas relacionadas aos esgotos e tratamentos.
Foto 1, 2, 3 – Oficina de Biofertilizantes;
Foto 4 – Curso Sigatoka Negra;
Foto 5, 6 – Curso de Educação Ambiental.
🎞️Fonte: Secretaria Municipal de Cultura.
📸Fotos: acervo da EPAGRI.
📝Redação: Frank Cardoso Lummertz.
📚Relato: Silvio Daufenbach.